ATRIBUIÇÕES:

  • determinar a realização de perícias contábeis, que tenham por objetivo salvaguardar os interesses do SAAE;
  • tomar conhecimento das denúncias de fraudes e infrações, reprimi-las e tomar providências para resguardar os interesses do SAAE;
  • assinar juntamente com o contador, os boletins, balancetes e outros documentos de apuração contábil, bem como, os balanços gerais e seus anexos;
    tomar conhecimento diariamente do movimento financeiro e econômico verificando as disponibilidades e mandando recolher aos estabelecimentos de crédito autorizados, as quantias excedentes às necessidades de pagamento;
  • fiscalizar a aplicação das dotações orçamentárias, comunicando ao Presidente, com a devida antecedência, o possível esgotamento;
  • tomar providências para o pagamento de juros e amortização de empréstimos;
  • proceder o balanço de todos os valores da Tesouraria efetuando a sua tomada de contas sempre que entender conveniente e obrigatoriamente no último dia útil de cada exercício financeiro;
  • ter responsabilidade solidária para com os servidores responsáveis pela arrecadação das tarifas e contribuição de melhoria, ou pela guarda de valores;
    autorizar restituição de fianças, cauções e depósitos;
  • apresentar semanalmente ao Presidente relatório sobre pagamentos autorizados e realizados;
  • promover a elaboração do orçamento anual, de acordo com as diretrizes traçadas pelo Presidente, e os elementos fornecidos pelos órgãos do SAAE;
  • elaborar a programação financeira da receita e da despesa e controlar a execução orçamentária, tomando as medidas pertinentes para impedir quaisquer distorções;
  • incumbir-se dos contatos com estabelecimentos bancários, em assuntos de sua competência;
  • controlar o registro de atos e fatos econômicos, financeiros e patrimoniais e elaboração da proposta orçamentária, controlando sua execução, para efeito de orçamentação e programação financeira;
  • inspecionar o lançamento das tarifas de água e esgoto, taxas e contribuições de melhoria, executando o acertamento do débito, corrigindo ou reformando as irregularidades apontadas, antes de sua inscrição em dívida ativa;
  • organizar, controlar e supervisionar todas as atribuições pertinentes aos setores subordinados, com dedicação exclusiva ao aprimoramento, atualização e responsabilidade pelas licitações em geral;
  • padronizar, adquirir, guardar e controlar todo o material destinado aos diferentes órgãos do SAAE;
  • abastecer as repartições do SAAE, e promover o controle de estoque e do consumo do material por espécie e por repartição, para efeito de previsão e controle;
  • fornecer dados para que o Setor de Contabilidade possa proceder com o Registro Patrimonial no Ativo Permanente das incorporações e baixas no exercício;
  • fazer com que seja dada carga às unidades administrativas do SAAE, do material permanente distribuído, promovendo sua conferência através de Inventário Patrimonial de cada unidade;
  • fazer com que seja atualizado o catálogo de material;
  • fazer com que sejam recebidas as faturas e notas de entrega de fornecimento e promover seu encaminhamento para contabilização, acompanhadas de comprovantes de recebimento e aceitação do material;
  • promover, instruir e colher autorização do Presidente à realização de despesas e na forma das instruções específicas, a realização de licitações para aquisição ou alienação
  • de material permanente ou de consumo;
  • proceder à incorporação de transferência e recebimento de bens por doação;
  • providenciar a preparação e expedição da requisição de compra de materiais e equipamentos;
  • controlar prazos de entrega de material;
  • promover alienação de material inservível e obsoleto;
  • organizar e manter atualizado o cadastro de fornecedores;
  • manter atualizados, os registros do patrimônio mobiliário, imobiliário e dos bens em geral do SAAE;
  • classificar e numerar todo o material permanente do SAAE, efetuando seu Registro Patrimonial, incluindo referência de localização;
  • gerenciar o atendimento aos usuários dos serviços prestados pela Autarquia;
  • firmar com os usuários os termos padronizados de parcelamento de débitos executados judicialmente ou não pela Autarquia;
  • fixar e atualizar os preços dos serviços prestados pelo SAAE, tais como: tarifa de água, ligações e outros serviços;
  • executar a conciliação mensal de saldos bancários confrontando as fichas diárias de lançamentos com os extratos bancários;
  • executar outras atividades afins que lhe forem delegadas pela Superintendência.

Gerente de Finanças e Suprimentos: Alex William Manzini Fondato

 

[Estrutura Organizacional]