Os laboratórios do SAAE São Carlos são acreditados segundo os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. Esta norma apresenta os requisitos gerais para garantir a competência de laboratórios de ensaio e confere reconhecimento e acreditação a nível internacional às análises realizadas.

A ISO 17025 tem como princípio a padronização do processo analítico e a melhoria contínua do sistema, visando sempre a maior eficiência. Para isso é exigida a implantação de procedimentos que garantam a qualidade dos resultados apresentados, como a constante calibração dos instrumentos de análise por empresas pertencentes a Rede Brasileira de Calibração (RBC), a verificação com materiais de referência certificados com rastreabilidade comprovada e o aprimoramento contínuo dos analistas. Anualmente são feitas Auditorias Internas, além disso, o INMETRO também avalia como está o andamento do Sistema de Gestão da Qualidade, tudo isso visando à melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade.

Durante o processo de implantação da ISO 17025 os laboratórios passaram por profundas modificações, tanto estruturais como em seu funcionamento: diversos registros e verificações foram implantados e diversos procedimentos de controle implementados na rotina de trabalho, possibilitando o rastreamento de desvios do padrão e fazendo com que o procedimento de correção de falhas se tornasse cada vez mais dinâmico. Tais mudanças levaram o nível do laboratório cada vez mais próximo da excelência.

Com o objetivo de atender os princípios da norma e obter a acreditação, todos os equipamentos e vidrarias utilizados nos laboratórios de controle de qualidade do SAAE são calibrados por laboratórios credenciados na Rede Brasileira de Calibração. São utilizados reagentes e padrões com certificados de rastreabilidade e toda a metodologia é normalizada, diminuindo a incerteza relacionada às medições e garantindo a exatidão dos resultados fornecidos. Todo o pessoal técnico é treinado e continuamente avaliado por ensaios de proficiência.

Clique aqui para visualizar o certificado