A equipe da amostragem é responsável pela coleta e transporte das amostras para o Laboratório. Ela é constituída por coletores capacitados que também exercem a função de analista e são especializados nas seguintes matrizes:

  • Águas superficiais;
  • Águas subterrâneas;
  • Águas tratadas;
  • Efluentes líquidos;

A amostragem é realizada nos mananciais, nos poços e em diversos pontos estrategicamente escolhidos na cidade e subdistritos, de modo a se obter um panorama de como a água chega ao usuário final. São realizadas quase 1000 coletas por mês.

A Unidade de Amostragem é equipada com veículos adaptados para regiões de difícil acesso, com caixas térmicas para o armazenamento e preservação das amostras e instrumentos para análises em campo incluindo pH, cloro residual, oxigênio dissolvido etc. Os técnicos são instruídos para realizar as coletas de forma que possam representar a situação daquele ponto da forma mais próxima possível à realidade, possibilitando a tomada de ações que para a melhoria geral do tratamento da água.

Os frascos utilizados para coleta possuem codificação exclusiva e contem preservantes para evitar a decomposição dos analitos durante o transporte e armazenamento até o momento da análise nos laboratórios.

Scroll to top