Os laboratórios do SAAE São Carlos seguem os procedimentos estabelecidos pela norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. Esta norma apresenta os requisitos gerais para garantir a competência de laboratórios de ensaio e confere reconhecimento e acreditação a nível internacional às análises realizadas.

A ISO 17025 tem como princípio a padronização do processo analítico e a melhoria contínua do sistema, visando sempre a maior eficiência. Para isso é exigida a implantação de procedimentos que garantam a qualidade dos resultados apresentados, como a constante calibração dos instrumentos de análise por empresas certificadas, a verificação com padrões de rastreabilidade comprovada, o aprimoramento contínuo dos analistas e a realização de auditorias internas para a detecção e correção de possíveis falhas no sistema.

Durante o processo de implantação da ISO 17025 os laboratórios passaram por profundas modificações, tanto estruturais como em seu funcionamento: diversos registros e verificações foram implantados e diversos procedimentos de controle implementados na rotina de trabalho, possibilitando o rastreamento de desvios do padrão e fazendo com que o procedimento de correção de falhas se tornasse cada vez mais dinâmico. Tais mudanças levaram o nível do laboratório cada vez mais próximo da excelência.

Com o objetivo de atender os princípios da norma e obter a acreditação, todos os equipamentos e vidrarias utilizados nos laboratórios de controle de qualidade do SAAE são calibrados por laboratórios credenciados na Rede Brasileira de Calibração. São utilizados reagentes e padrões com certificados de rastreabilidade e toda a metodologia analítica passa por rigorosos processos de validação, diminuindo a incerteza relacionada às medições e garantindo a exatidão dos resultados fornecidos. Todo o pessoal técnico é treinado e continuamente avaliado por ensaios de proficiência e de colaboração interlaboratorial. São aplicadas ferramentas estatísticas para quantificar os desvios inerentes do processo analítico e os ensaios subcontratados são realizados por laboratórios também acreditados na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025.

HISTÓRICO DE ACREDITAÇÃO:

Data

Evento

2013

Desenvolvimento de procedimentos de sistema

11/2013

Publicação no Diário Oficial da contratação de consultoria externa

Jan 2014

Início da consultoria externa

Jan a Mar 2014

Adequação dos procedimentos analíticos

Jan a Jun 2014

Adequação da documentação

Abr 2014

Criação da Unidade de Amostragem

14/05/14

1º Interlaboratorial (Laboratório Físico Químico)

16/06/2014

1º Interlaboratorial (Laboratório Biologia)

2015

Aquisição de veículos adequados para a Amostragem

17 a 19/06/2015

1ª Auditoria Interna (Prof. Dr. Igor Renato Bertoni Olivares)

15/07/2015

2º Interlaboratorial (Laboratório Biologia)

Jan 2016

Aquisição de sondas para análises em campo

2016

Reforma e adequação das instalações dos laboratórios

 

............

 

Scroll to top